Considerando que a Escola deve ser o espaço para o aprendizado de conteúdos com evidente ligação com o mundo em que vivemos, em que a capacidade de pensar alternativas para a solução de problemas é valorizada, e reconhecendo a importância do Ensino Médio para o ingresso no Ensino Superior, o Colégio João Paulo I mantém seus programas constantemente atualizados a fim de explorar e consolidar os saberes das áreas do conhecimento.
O Ensino Médio é um direito social de cada pessoa, e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos.
As unidades escolares devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):
I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.
Os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm como finalidade principal preparar estudantes para o mercado de trabalho, proporcionando a formação técnica e profissional necessária para o desempenho de atividades específicas em diversas áreas.
São cursos voltados tanto para a inserção imediata no mercado de trabalho quanto para a continuidade dos estudos em nível superior. As principais finalidades incluem: Qualificação profissional, Integração Teoria e Prática, Desenvolvimento de competências, Flexibilidade e Atualização, Acesso ao Mercado de Trabalho, Continuidade dos Estudos, Cidadania.
Oferecemos os cursos, nas formas concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, assim caracterizadas:
I – concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já esteja cursando, na mesma instituição ou em distintas instituições de ensino;
II – subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
O Estágio Supervisionado – Lei Federal nº 11.788/2008, quando exigido legalmente como requisito à habilitação de técnico, terá como objetivo propiciar ao educando a prática profissional em ambiente real de trabalho, devendo ser observada a legislação específica.
O Estágio Supervisionado poderá ser realizado na própria Instituição de Ensino ou em outras instituições públicas ou privadas com duração conforme carga horária prevista na Estrutura Curricular com a complexidade das tarefas.
O Estágio Supervisionado será acompanhado e avaliado pelo supervisor da área mediante instrumentos próprios.
Nossa Proposta Pedagógica fundamenta-se em pressupostos teóricos que compreendem o ser humano em sua integralidade – cognição, natureza, sentimento e relacionamentos, ou seja, em uma perspectiva que discute não só a ampliação do tempo na escola, mas a concepção da Educação Transdisciplinar que visa formar indivíduos capazes de pensar e agir de maneira integrada e holística preparados para enfrentar os desafios complexos do século XXI.